Para celebrar seus 62 anos e  integrando a 21ª Semana Nacional dos Museus, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) abriu suas portas neste dia 21 de maio, em uma edição especial do Domingo no Museu. O evento contou com programação expositiva, recreativa e musical, de forma gratuita à população.

Entre as atrações, os visitantes puderam ver a Exposição de Longa Duração; Exposição Fósseis na Região Central do RS; Exposição Inge Mafra: uma artista da natureza; e a Exposição Trabalho Invisível, vinculada ao Projeto Plano Plurianual de Atividades: Documentação Museológica e Manutenção do Acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana, aprovado pelo Ministério da Cidadania, PRONAC 192683, com captação e execução de 2020 a 2023.

Para quem tinha curiosidade de conhecer o funcionamento do Madp, foi realizado o  “Tour nos Bastidores do Museu”, tendo como guias a museóloga Aline Mota e a arquivista Amanda Keiko Higashi; e orientações sobre como pesquisar no acervo documental, através do atendimento à pesquisa, com a assistente Natieli Batista.

Entre as atrações musicais, o público presente contou com a apresentação do Coral Unijuí; da Manuele Eduarda Sala Martiny, e do grupo “Aprendendo a Viver”, do Caps AD II, do Hospital Bom Pastor. Já o público infantil pode participar de contações de histórias e pinturas no rosto com o curso Normal do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, na Sala de Pesquisa do Museu. Além disso, também ocorreu o Cine AIPAN, com a exibição de curtas com temática ambiental, no auditório.

Para a presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ijuí, Ruth Patz Hein, o Museu representa a história da cidade. “Momentos culturais como esse, são muito importantes. Precisamos sempre estar dando todo o apoio e força para que o Museu se mantenha, pois ele conta e traz a nossa memória. Enquanto Conselho, peço que prestigiem o Museu e tornem-se associados. Vamos todos fazer a nossa parte para preservar o Madp”, frisou.