Campanha “Você reflete a nossa história” foi lançada pelo Museu Antropológico Diretor Pestana nesta quinta-feira.

Na tarde desta quinta-feira, 18 de maio, foi realizado o lançamento da campanha do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), “Você reflete a nossa história”. A iniciativa busca viabilizar formas de ampliar a contribuição de apoiadores culturais e a participação efetiva da comunidade nas atividades do Museu. Além disso, a ação integra as comemorações dos 62 anos do Madp e a 21ª Semana Nacional dos Museus.

Conforme apresentado pela coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola, a campanha é voltada à comunidade externa, sendo que qualquer pessoa pode se tornar um membro contribuinte do Madp ao autorizar o desconto mensal de determinado valor na conta de energia elétrica do Demei. Para que isso ocorra, basta preencher um formulário de autorização fornecido pelo Museu, que deverá ser entregue na secretaria.

Quem determina o valor é o membro contribuinte, que pode doar R$ 10,00 ou mais todos os meses. Além de ser um apoiador da cultura, os membros contribuintes terão acesso aos eventos promovidos pelo Madp; entrada gratuita em exposições; desconto nos produtos da Loja do Madp; descontos nas taxas de atendimento a pesquisas a distância e de reprodução dos documentos; e isenção da taxa de atendimento a pesquisas presenciais.

Diretora do Madp, Iselda Teresinha Sausen Feil destacou que o Museu sempre esteve presente na comunidade e que essa relação deve ser fortalecida. “Nós somos referência entre os museus antropológicos do Estado e isso se deve ao comprometimento que temos com a história, ao fato de priorizamos a humanização, o protagonismo e a pesquisa. Para quem ainda se questiona sobre a importância da memória, da história, digo que é para não perdermos o rumo. Ao retomarmos a história, percebemos o quanto produzimos e o quanto ainda falta produzir”, disse.

Presidente da Associação dos Amigos do Museu, Vivian Stroschein destacou que a entidade é uma aliada, a quase 40 anos, das atividades desenvolvidas pelo Museu, auxiliando na manutenção e na guarda do seu acervo, na divulgação de exposições e eventos, e na disseminação da relevância do Museu para a cidade e região. Ela ressaltou a importância de a comunidade abraçar a campanha, tornando-se um membro contribuinte.

Presidente da Fidene e reitora da Unijuí, a professora Cátia Maria Nehring agradeceu à equipe que ajudou o Museu a trilhar seus 62 anos de história. E lembrou do desafio do Madp em mostrar a sua importância para a cidade e para a região. “Como podemos fazer com que cada cidadão que nasce, que passa ou que está em Ijuí veja o Museu como uma referência? Que saia da cidade e lembre deste espaço onde estiver? Esse é um desafio. E a campanha é mais uma marca que deixamos neste aniversário. Um convite para que nossa comunidade ajude a preservar a memória, a manter o acervo e a fazer aquilo que não abrimos mão, que é fortalecer a pesquisa”, reforçou a reitora.

Ao fazer um breve resgate da história do Madp e dos desafios já enfrentados, o professor de História, ex-diretor do Museu e membro da Associação de Amigos, Jaeme Callai, lembrou de uma definição que ouviu, de que o Museu Antropológico Diretor Pestana tinha identidade. E lembrou do relevante papel que têm os profissionais do Museu desde a seleção de peças, preservação dos objetos históricos, até o resgate de histórias e a seleção do que será contado à comunidade – uma parte desta identidade construída. “O Museu faz um grande esforço, um grande trabalho pelo resgate da memória, mas queremos construir junto com a comunidade a identidade que a comunidade tem ou quer ter”.

Para saber mais sobre a campanha, acesse este link.