Vestígios da Cultura Material

O acervo museológico é composto por aproximadamente 30 mil peças, armazenadas em sua maioria em reserva técnica climatizada, disponibilizado ao público por meio de  exposições. A exposição de Longa Duração representa aspectos da história  regional a partir do índio pré-missioneiro, enquanto que nas exposições temporárias realizadas periodicamente, temáticas diferenciadas são abordadas. As exposições mostram o museu como um espaço vivo, o lugar dos objetos produzidos e utilizados pelo homem em sua caminhada.  A seguir, o guia de seções museológicas:

Arqueologia

Composta por material referente ao índio Pré-Missioneiro proveniente de pesquisas arqueológicas realizadas, na Região, principalmente, no período de 1967 a 1973 e acrescida pela coleta avulsa. Tais pesquisas localizaram cerca de 134 sítios arqueológicos, cujos estudos contribuíram para a seriação e datação da cerâmica no Rio Grande do Sul, pelo Instituto Anchietano de Pesquisas da UNISINOS.

No ano de 2000, em convênio com a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência, FATEC, de Santa Maria, foi realizado um inventário da Coleção Arqueológica do MADP a fim de determinar o número de peças e assim cumprir determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Através de tal inventário, reconheceu-se que o Museu dispõe de cerca de 24.217 (vinte e quatro mil, duzentas e dezessete) peças arqueológicas. O acervo arqueológico encontra-se hoje, em sua maioria, armazenado em Reserva Técnica, distanciados dos objetos que compõem as demais seções e acondicionado em caixas devidamente identificadas. É válido citar que algumas peças, atualmente, compõem a exposição de longa duração, e que os acervos desta seção são instrumentos em pedra, cerâmica e osso.

Antropologia

Nesta seção estão abrigados os objetos musealizados referentes ao cidadão de Ijuí e Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Está organizada em três subseções: Índio, Missões e Povoamento, retratando assim estágios históricos da ocupação humana em caráter regional.

A exposição de longa duração foi constituída por exemplares do acervo do MADP, sobretudo do antropológico, o maior partícipe. A maioria dos objetos musealizados estão depositados na reserva técnica, um espaço adequado para conservar preventivamente os bens culturais que, em determinadas ocasiões, integram exposições temporárias.

Numismática e Filatelia

Composta por moedas, cédulas, medalhas e selos cunhados no Brasil ou proveniente de outros países. Tal seção passará por um processo de documentação e identificação das peças, e por este motivo não está aberta à pesquisa.