Histórico

O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE), foi criado em 25 de maio de 1961, junto ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), com o objetivo de reunir vestígios que levam à preservação da memória regional, como também à promoção da cultura, da educação e do lazer.

Instalada inicialmente em prédio alugado, a mantida possui hoje sede própria, com área de 1.618 m², com sala de pesquisa, biblioteca especializada, ambientes climatizados para a conservação do acervo, espaço expositivo e áreas sociais com adequação à acessibilidade.

Com o intuito de alcançar o objetivo proposto pelos fundadores, o Museu se tornou um centro museológico e documental dinâmico, que preserva documentos de diferentes gêneros, permitindo a representação da história regional e a difusão da identidade do noroeste do RS, a partir de ações como a pesquisa, a realização de exposições e eventos sócio-culturais.

MUSEU ANTROPOLÓGICO

MISSÃO

Oportunizar conhecimento e reflexão por meio da pesquisa, comunicação, difusão e preservação do acervo, contribuindo no processo educacional, identitário e cultural, visando o desenvolvimento do Noroeste do RS.

VISÃO

Ser referência museológica e arquivística para os museus no Estado do RS.

MUSEOLOGIA

A Divisão de Museologia atende ao compromisso de preservar a memória regional por meio da reunião, pesquisa, conservação e difusão do conhecimento expresso pelos vestígios da cultura material componentes do acervo abrigados em suas dependências, eleitos a categoria de bens culturais. Buscando prolongar a vida dos objetos sob sua guarda, é realizada a documentação, higienização e armazenamento em espaço adequado para a finalidade, bem como vistorias periódicas e conservação preventiva.

Atualmente o MADP possui aproximadamente 30 mil objetos organizados em quatro seções, a saber: Antropologia, Arqueologia, Numismática e Filatelia.
Em constante atualização sobre o acervo, a pesquisa continuada se faz essencial para que possamos, com base nas informações reunidas, difundir cada vez mais cultura e conhecimento. Ainda é responsável pela manutenção da exposição de longa duração e elaboração de exposições temporárias, bem como recepção e monitoria dos visitantes.

DOCUMENTAÇÃO

A Divisão de Documentação atende ao compromisso de preservar e viabilizar o acesso aos bens materiais, considerados patrimônio documental de Ijuí e região noroeste do RS, que entram no Museu para a guarda permanente, por seu valor informativo e histórico. O setor realiza o processamento técnico dos documentos que chegam por doação da comunidade ou pelo recolhimento do arquivo institucional (Fundo Arquivo Fidene). As atividades executadas na Divisão de Imagem e Som contribuem com a gestão, organização, conservação preventiva e descrição para a pesquisa, especificamente de documentos dos gêneros bibliográfico, cartográfico e textual.

IMAGEM E SOM

A Divisão de Imagem e Som atende ao compromisso de preservar e viabilizar o acesso aos bens materiais considerados patrimônio documental de Ijuí e região noroeste do RS, que entram no Museu para preservação de guarda permanente, por seu valor informativo e histórico. O setor realiza o processamento técnico dos documentos que chegam por doação da comunidade ou pelo recolhimento do arquivo institucional (Fundo Arquivo Fidene). As atividades executadas na Divisão de Imagem e Som contribuem com a gestão, organização, conservação preventiva e descrição para a pesquisa, especificamente de documentos dos gêneros audiovisual, iconográfico, musical e sonoro.

Equipe

Iselda Terêsinha Sausen Feil
Diretora

Amanda Keiko Higashi
Arquivista

Belair Aparecida Stefanello
Educadora

Fabrício de Souza
Assistente de Museu

Natieli Pinto Batista
Assistente de Pesquisa e Extensão

Sandra Denise Felipin Boger
Analista de Projetos

Lara dos Reis Bolfe
Assistente

Adriane Natalina Salvador
Serviços Gerais

Aline Regiane de Jesus Mota
Museóloga