Através do atendimento a pesquisas, a comunidade tem a possibilidade de conhecer o acervo de custódia e preservação do Museu, como subsídio para fins de estudos escolares, atividades acadêmicas, atividade profissional, atividades culturais e de lazer, ou interesse pela memória familiar (documentos pessoais e genealogias). O atendimento permite a consulta de:
- Fundos e coleções documentais;
- Títulos da biblioteca especializada;
- Vestígios da cultura material (peças/artefatos museológicos);
- Informações relacionadas à memória, patrimônio cultural e identidade regional de Ijuí e noroeste do Rio Grande Sul.
O atendimento a pesquisadores ocorre na modalidade presencial na sala de pesquisa do Museu, conforme o horário de funcionamento, ou na modalidade a distância, através da solicitação a seguir, conforme a finalidade da pesquisa.
COMUNIDADE GERAL
Comunidade externa que abrange o público local, de todo o território nacional e de outros países, que pesquisa para finalidades diversas, com exceção da finalidade expressa no caso anterior (comunidade institucional).
Taxas de Atendimento
As taxas solicitadas à comunidade contribuem com a manutenção e conservação do acervo preservado. As taxas mudam conforme a modalidade de atendimento.
Pesquisa Presencial
Para evitar aglomeração de pessoas na sala de pesquisa, solicitamos que nos envie uma mensagem ao e-mail madppesquisa@unijui.edu.br para agendarmos o seu atendimento.
Taxa da pesquisa presencial: R$5,00
Pesquisa a distância
O atendimento é viabilizado na modalidade online, através da ferramenta de solicitação.
Taxa da pesquisa a distância: R$20,00
Solicite sua pesquisa
Preencha as informações para enviar sua solicitação:
FINALIDADE INSTITUCIONAL (FIDENE)
Comunidade interna de colaboradores (técnicos, docentes e de apoio) da Fidene e suas mantidas, que solicitam a pesquisa, exclusivamente para o cumprimento de demandas institucionais.
Solicite sua pesquisa
Preencha as informações para enviar sua solicitação:
Reprodução de documentos
A reprodução de documentos é realizada pela equipe do Museu, através da digitalização do documento original. O processo de digitalização segue normas que orientam o manuseio e o uso adequado de equipamentos para cada tipo de suporte documental, evitando-se o comprometimento do estado de conservação.
OBSERVAÇÃO
A reprodução não inclui impressão ou fotocópia (xerox) de documentos.