Através do atendimento a pesquisas, a comunidade tem a possibilidade de conhecer o acervo de custódia e preservação do Museu, como subsídio para fins de estudos escolares, atividades acadêmicas, atividade profissional, atividades culturais e de lazer, ou interesse pela memória familiar (documentos pessoais e genealogias). O atendimento permite a consulta de:

  • Fundos e coleções documentais;
  • Títulos da biblioteca especializada;
  • Vestígios da cultura material (peças/artefatos museológicos);
  • Informações relacionadas à memória, patrimônio cultural e identidade regional de Ijuí e noroeste do Rio Grande Sul.
Confira o guia do Acervo. Clique AquiConfira o Guia de Seções Museológicas. Clique Aqui

O atendimento a pesquisadores ocorre na modalidade presencial na sala de pesquisa do Museu, conforme o horário de funcionamento, ou na modalidade a distância, através da solicitação a seguir, conforme a finalidade da pesquisa.

COMUNIDADE GERAL

Comunidade externa que abrange o público local, de todo o território nacional e de outros países, que pesquisa para finalidades diversas, com exceção da finalidade expressa no caso anterior (comunidade institucional).

Taxas de Atendimento

As taxas solicitadas à comunidade contribuem com a manutenção e conservação do acervo preservado. As taxas mudam conforme a modalidade de atendimento.

Pesquisa Presencial

Para evitar aglomeração de pessoas na sala de pesquisa, solicitamos que nos envie uma mensagem ao e-mail madppesquisa@unijui.edu.br para agendarmos o seu atendimento.

Taxa da pesquisa presencial: R$5,00

Pesquisa a distância

O atendimento é viabilizado na modalidade online, através da ferramenta de solicitação.

Taxa da pesquisa a distância: R$20,00

Solicite sua pesquisa

Preencha as informações para enviar sua solicitação:

Exemplo: iconográfico/fotos; textual; bibliográfico, cartográfico; audiovisual, sonoro, musical
Texto de orientação: Descrição do objetivo da pesquisa, por exemplo, se estudante/acadêmico, citar o curso/disciplina ou projeto de pesquisa
Marcando esta opção você concorda com os termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais LGPD

FINALIDADE INSTITUCIONAL (FIDENE)

Comunidade interna de colaboradores (técnicos, docentes e de apoio) da Fidene e suas mantidas, que solicitam a pesquisa, exclusivamente para o cumprimento de demandas institucionais.

Solicite sua pesquisa

Preencha as informações para enviar sua solicitação:

Exemplo: iconográfico/fotos; textual; bibliográfico, cartográfico; audiovisual, sonoro, musical
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Reprodução de documentos

A reprodução de documentos é realizada pela equipe do Museu, através da digitalização do documento original. O processo de digitalização segue normas que orientam o manuseio e o uso adequado de equipamentos para cada tipo de suporte documental, evitando-se o comprometimento do estado de conservação.

OBSERVAÇÃO

A reprodução não inclui impressão ou fotocópia (xerox) de documentos.