Na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu o encontro “Resgatar o poder criativo do fogo: afetos culinários entre a alimentação e a literatura”, que integrou as comunidades local e acadêmica, estimulando a discussão sobre a relação do afeto, da alimentação e da literatura. Discussão que foi desencadeada a partir do livro “Segredos sussurro enquanto a ambrosia cozinha”, que será lançado dia 15 de outubro na ExpoFest Ijuí pela autora Mariana Vogt Michaelsen.

O evento contou com a participação de Bruna Endl Bilibio, nutricionista pela Unijuí, mestre em Atenção Integral à Saúde pela Unijuí e pela Unicruz, especialista em Psicopatologia e Saúde Mental pela Unesc; e de Mariana Vogt Michaelsen, graduada bacharel em Psicologia, mestra e doutoranda em Literatura pela UFSC; além da mediação de Karina Ribeiro Rios, professora coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia – Unijuí, mestre em Alimentos e Nutrição pela Unicamp.

De acordo com a professora Karina, o evento proporcionou a integração dos cursos de Nutrição e Gastronomia com estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual 25 de Julho, além de amigos e convidados. “Dialogar sobre a cultura alimentar e culinária no Madp é uma forma de manter viva a nossa história. Diversos relatos sobre fatos que ocorreram em torno do fogo e do fogão proporcionaram uma noite de trocas,  saudosismo e perspectivas da boa saúde por meio de uma alimentação com comida de verdade. ‘Uma casa, para ter vida, precisa de fogo’, assim lembro de mais uma das frases de efeito que minha mãe dizia, ao mencionar o poder criador do fogo para preparar a comida e aquecer o ambiente”, destacou a docente.

De acordo com Karina, a turma de Nutrição da disciplina de Atenção Dietética nos Ciclos da Vida, do 4º módulo, está estudando a alimentação e a nutrição do idoso, fase em que as memórias estão vivas, nutrindo os indivíduos. A disciplina Gastronomia Europeia também se fez presente, segundo ela, ressaltando que a história é um dos principais ingredientes da Gastronomia.

Para a nutricionista Bruna Bilibio, a ligação que temos com o ato de cozinhar está entrelaçada com o desenvolvimento da linguagem e, desse modo, a arte da literatura ajuda a compreender a importância da cozinha na sociedade contemporânea. “O resgate da cozinha é uma forma de fortalecer laços afetivos que favorecem o desenho de novas estratégias de cuidado, visando a saúde e bem-estar aos indivíduos e às populações. Pensar nessa ligação, portanto, pode nos possibilitar nutrir não só o corpo, mas também nossas relações intergeracionais e históricas com a própria alimentação”, disse.

Como lembrou Mariana Vogt, nem só de passado vive um museu. E na cozinha, sempre buscamos algo sobre nossas origens. “A professora Karina, inspirada pelo título do meu novo livro, fez ambrosia pela primeira vez e compartilhou conosco. No gesto de Karina poderia resumir esse encontro, mas outros nomes próprios cercaram as nossas conversas sobre alimentação, memórias, afetos e literatura. A importância dos retornos, dos encontros, do poder criativo do fogo. Como se estivéssemos ao redor do fogo, contamos segredos culinários que não cabem nesse breve relato sobre o encontro no museu”, finalizou.