O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizou na última sexta-feira, 29 de setembro, a formação “Cultura dos Povos Indígenas em sala de aula”, direcionada a orientadores e professores das redes municipal e estadual de Ijuí, além de estudantes das licenciaturas da Unijuí.

Dividida em dois momentos, a formação contou com a participação de Joceli Sales, professor indígena da rede estadual, que abordou as possibilidades de trabalhar a história indígena em sala de aula. Joceli é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte do projeto ligado à universidade, que tem como nome “DNA Afetivo Kamê e Kanhru (2016-2020)”.

“Foi gratificante estar num espaço de formação, que é difícil de estar como uma pessoa indígena. Espero ter ajudado os professores já que, hoje, nos cursos de licenciatura, pouco se trabalha a questão indígena. Espero ter contribuído para que haja mudanças na forma de trabalhar essa temática em sala de aula, pensando no futuro”, destacou o convidado.

No primeiro momento, às 13h30, o encontro ocorreu de forma presencial. Já na parte da noite, às 19h30, o evento contou com a participação de estudantes das licenciaturas da Unijuí na modalidade online.

O Museu agradece o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (Smed), 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e da Unijuí, instituições que auxiliaram no planejamento e desenvolvimento da formação.