“Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas” foi a inspiração para a realização das atividades da 17ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que oferece a oportunidade para refletirmos sobre a construção da democracia de seus agentes.

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) se insere na programação articulada em âmbito nacional com as suas atividades específicas, planejadas dentro da temática que contempla cada grupo especificado na proposta, como forma de contribuir para a construção de um país mais justo e igualitário, cuja população sempre buscou resistir com criatividade, resiliência e astúcia aos violentos processos de exclusão, pacificação e aviltamento.

No dia 18 de setembro, aconteceu mais um Cine Debate em parceria com a Clínica Devir. O documentário exibido “A Morte e a vida de Marsha P. Johnson” refletiu a vida e legado de Marsha P. Johnson, mulher trans e ativista negra de enorme importância para a luta LGBT+ nos anos 60 e 70 em Nova York. Criando um espaço de debate a partir de uma das temáticas direcionadas pelo Ibram e abordada pela Primavera dos Museus.

Importante ressaltar que, em um parâmetro nacional, o Museu se coloca como a única instituição da região Noroeste que trouxe como pauta a discussão voltada à questões de identidade de gênero. Andressa Dias, uma das organizadoras da proposta, ressalta que eventos como esse são importantes para seguir fomentando espaços de discussões onde se possa debater e questionar sobre os movimentos da comunidade LGBT+, inseridos na perspectiva da luta por direitos que são constantes na sociedade.

No dia 19 de setembro, o Museu Antropológico Diretor Pestana abriu as portas à comunidade para uma novidade: a Noite no Museu. Com exposições que permitiram a reflexão sobre “Memória e Democracia”, o Museu recebeu o público que pôde conhecer de perto a programação expositiva, com o destaque para a Exposição Temporária  “Resistência: perspectivas decoloniais sobre as culturas dos povos indígenas”. Iselda Sausen Feil, diretora do Madp, reforçou essa atividade diferenciada como uma estratégia que permite ampliar as possibilidades da comunidade conhecer o museu, para que se sensibilize com aquilo que a é preservado, conhecendo e se reconhecendo na história e memória coletiva.

Já no dia 21 de setembro, o Museu lançou nas suas redes sociais mais um registro da série “Conta Mais”, o qual apresenta relatos de integrantes da comunidade quilombola Passos do Araçá, de Catuípe/RS. Destaca-se a importância dessas comunidades dentro do seu reconhecimento como um espaço de cultura e resistência, que fez com que se modificasse o olhar da comunidade externa dentro de um processo de reafirmação.