Nesta terça-feira, dia 19 de setembro, a turma da 1ª série do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual 25 de Julho, acompanhada pelos professores Cláudia Possebon e Ariel Wächter, foi acolhida e direcionada pelas colaboradoras do Museu, Amanda Keiko Higashi, arquivista, e Natieli Batista, assistente de Pesquisa e Extensão, em uma pesquisa, acompanhada de uma oficina sobre o contexto de produção das fotografias das coleções e fundos documentais do Museu Antropológico Diretor Pestana – Madp, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história visual de Ijuí.

Na atividade planejada pelas colaboradoras do Museu, os estudantes puderam compreender um pouco sobre a história de produção dos diferentes suportes analógicos da prática fotográfica, enquanto cultura na sociedade, bem como sobre as fotografias de valor histórico presentes no acervo, objeto da pesquisa. A partir disso, a turma pôde consultar os originais, como imagens em papel e negativos em um ambiente preparado, conforme as condições necessárias de conservação.

João Otávio, estudante que participou da pesquisa, relata que foi incrível ver como era Ijuí, diferente de como a conhecemos hoje. Outro estudante que falou sobre a atividade, Richard da Silva, comenta que a experiência de pesquisa, em contato com o acervo, foi interessante para entender a história da cidade.

Cláudia Possebon, professora que acompanhou o processo de pesquisa, ressalta que a atividade irá complementar o estudo realizado em sala de aula, a partir da pesquisa de imagens e conhecimento da história do acervo fotográfico do município de Ijuí, sob o olhar dos fotógrafos Eduardo Jaunsem, Família Beck e Luiz Germano Gieseler. Como educadora da escola, Cláudia entende que é importante valorizar o local, as imagens que estão presentes nos registros fotográficos do século passado, que foram capturados por estes fotógrafos e que trazem informações muito singulares.