“Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas” é a inspiração para a realização das atividades da 17ª Primavera dos Museus, que oferece oportunidades para refletirmos sobre a construção da democracia de seus agentes.

O Museu se insere na programação articulada em âmbito nacional com as suas atividades específicas, planejadas dentro da temática que contempla cada grupo especificado na proposta, como forma de contribuir para a construção de um país mais justo e igualitário, cuja população sempre buscou resistir com criatividade, resiliência e astúcia aos violentos processos de exclusão, pacificação e aviltamento.

 

No dia 18 de setembro, acontece um Cine Debate do documentário “A Morte e Vida de Marsha P. Johnson”, às 19h, no auditório do Museu, como forma de promover o acesso da população às produções de audiovisual. Após a exibição, será aberta uma roda de conversa sobre aspectos do documentário, marcando um momento de troca entre os participantes.

 

No dia 22 de setembro, em dois horários, às 13h30 e às 19h30,  acontecerá a formação “Culturas dos povos indígenas em sala de aula”, direcionada aos professores da rede de educação básica de Ijuí. O palestrante convidado é Joceli Sales, historiador formado pela UFSM e educador da Rede Estadual, que traz como linha do seu trabalho a educação indígena.

 

Já no dia 24 de setembro, acontecerá mais uma edição do Domingo no Museu, contemplando uma programação expositiva com a Exposição de Longa Duração e Exposição Temporária “Saberes e Sabores: erva-mate” e “Resistência: perspectivas decoloniais sobre as culturas dos povos indígenas”. O evento contará com intervenções artísticas do Grupo de Dança “Charme da Liberdade”, do Centro Cultural Herdeiros de Zumbi. Outra atividade que acontecerá no evento será uma Roda de Conversa com membros da Comunidade Quilombola Passo do Araçá, de Catuípe, os quais irão expor em uma feirinha para comercialização de seus produtos produzidos na comunidade quilombola. 

 

Todas as atividades são gratuitas. Participe!