Na tarde do dia 11 de setembro, a equipe do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizou uma visita à Comunidade Quilombo Passo do Araçá, certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares, localizada na cidade de Catuípe-RS.

A equipe do Madp foi direcionada pela Secretaria de Educação do Município de Catuípe, contando com a participação da secretária de Educação, Silvia Rejane Sfalcin, e Marlene Cadore.

A visita teve como objetivo realizar um convite do Museu à Comunidade Quilombola para a sua participação no Domingo do Museu, que acontece no dia 24 de setembro e integra a programação do evento nacional “Primavera dos Museus”.

A importância dessas comunidades dentro do seu reconhecimento como um espaço de cultura e resistência fez com que se modificasse o olhar da comunidade externa, dentro de um processo de reafirmação. Maria Teresa, uma das integrantes do Quilombo, relata que antes da oficialização do local, as pessoas identificavam o espaço de forma pejorativa e preconceituosa.

Essa reafirmação faz parte do trabalho também desenvolvido pela comunidade quilombola, que hoje possui uma pequena agroindústria que fornece os produtos para creches e escolas da rede municipal de Catuípe e que também desenvolve ações educativas na rede de educação básica.