Na tarde do dia 29 de agosto, na Sala de Pesquisas do Museu, aconteceu a última reunião referente às atividades da comemoração da Independência do Brasil. A comissão, composta por diversos representantes da comunidade, fez os últimos encaminhamentos referentes ao desfile cívico que acontecerá no dia 7 de setembro, em Ijuí.

Como eixo norteador, a temática “Memórias de uma terra educadora: a história da Educação em Ijuí” levará para a avenida uma rememoração à história da educação, homenageando esse aspecto importante para a comunidade local, celebrando a cidade como um importante espaço educador desde a sua constituição.

Visando também o registro e a preservação dessa celebração, o Museu se insere nesta programação com atividades complementares e paralelas ao evento. Dia 02 de setembro, acontecerá um encontro virtual no Youtube do Museu, às 10h30, com Ana Colling, uma das autoras do livro “O ensino em Ijuí – Do barracão à cidade universitária”, obra referência da temática da Semana da Pátria. Já no dia 07 de setembro, às 14h, será divulgado nas redes sociais do Museu, a partir da série “Conta Mais”, depoimentos de Eronita Barcelos e Dolair Callai, onde falarão sobre a educação em Ijuí, dentro dos seus aspectos de constituição e transformação.