Constituindo um movimento de integração, na tarde do dia 29 de agosto, representantes do Sindilojas foram recebidos pela equipe do Museu Antropológico Diretor Pestana – Madp para conhecer mais sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição museológica.

A diretora Iselda Sausen Feil recepcionou a diretoria e reforçou sobre a importância do encontro promovido, este com a finalidade de fazer com que se conheça o Museu de perto para, assim, fortalecer as parcerias. A diretora fez uma breve apresentação da instituição, mostrando todo o fazer relacionado ao trabalho de pesquisa, preservação e difusão.

Dentro de um espaço de diálogo, o presidente do Sindilojas Noroeste, Juarez Neme da Costa, contribuiu referenciando a relevância do Museu para a comunidade, comentando sobre o objetivo do encontro, pois, segundo ele, “só se fala sobre quando se conhece”.
A professora Cátia Maria Nehring, reitora da Unijuí e presidente da FIDENE, também falou sobre este momento de integração, reforçando sobre a construção desse movimento junto ao Sindilojas, pois o que é desenvolvido por parte das empresas também pode ser contado no Museu a partir preservação das suas histórias.

Ao final, a partir de uma visita guiada pelos responsáveis técnicos do Museu, a diretoria conheceu os espaços de exposições e também os espaços de guarda onde são salvaguardados peças e documentos pelo Madp nestes mais de 60 anos de atividade junto à comunidade.