Na tarde de hoje, 22 de abril, o Museu recebeu professores do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Jair Fiorin da Penitenciária Modulada de Ijuí para discutir a temática indígena em sala de aula. O encontro foi conduzido pela historiadora e educadora do Museu, Belair Stefanello, que apresentou conceitos e abordagens atualizadas para a equipe de educadores.
Adriano Ricardo Ceretta, supervisor da escola, destacou que a temática indígena é fundamental para a formação da sociedade como um todo, sendo trabalhada dentro da instituição não apenas durante a Semana dos Povos Originários, mas ao longo de todo o ano letivo. Ele ressaltou a importância de os estudantes, que são descendentes indígenas, se reconhecerem como parte dessa cultura. Adriano finalizou lembrando que o Museu é uma ferramenta essencial para buscar conhecimento sobre o assunto.
Belair Aparecida Stefanello ressaltou que muitos conceitos estão em constante mudança, e que a sociedade muitas vezes fica presa em abordagens antigas, românticas e estereotipadas, sem a devida discussão sobre o que são as culturas e como elas se transformam. Ela deixou o convite para a participação de outros grupos de professores e estudantes nessas reflexões.