O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) estará presente no “Encontro Povos Indígenas e Justiça de Transição – memória, verdade, reparação e não-repetição”, que ocorrerá no dia 29 de agosto, na Universidade de Brasília (UnB). O evento contará com representantes dos povos indígenas, autoridades, pesquisadores, professores, jornalistas e estudantes universitários para apresentação do Centro de Referência Virtual Indígena do Armazém Memória como ferramenta pedagógica, política e jurídica para efetivação da justiça de transição para povos indígenas.

A proposta do encontro é promover um debate sobre a importância do acervo publicado online, reunindo mais de 2,3 milhões de documentos digitalizados de diferentes custodiadores. Organizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, em parceria com o Armazém Memória e com o apoio da Embaixada Real da Noruega no Brasil, o evento faz parte do projeto Centro de Referência Virtual Indígena, que tem por meta contribuir para a construção de mecanismos de não-repetição da violência registrada contra os povos indígenas.

A arquivista Amanda Keiko Higashi estará representando o MADP a convite da instituição. O Museu atua em parceria com o Centro de Referência Virtual Indígena do Armazém Memória cedendo temporariamente a documentação da coleção Indígena, para ser reproduzida e integrar o repositório de domínio público mantido pelo projeto. A importância da iniciativa é o fortalecimento da memória étnica indígena no país, através do mapeamento de arquivos, fundos e coleções, bem como potencializar elementos de defesa dos direitos indígenas, através de fontes comprobatórias para a efetivação da justiça e reparação aos povos atingidos por violações e conflitos no Brasil.