Em Ijuí, a expansão do comércio e produção fabril acontece em um momento em que já se tem um mercado consumidor regional e nacional. Como destaca Weber (1987) os produtos locais conseguem atingir um mercado para além do local, por meio das ferrovias e dos sistemas rodoviários em constituição. Conforme identificado no Relatório Municipal de 1936, diversos produtos eram exportados por intermédio da viação férrea, apesar dos valores serem modestos, estão o café, laticínios, farinhas, óleos, entre outros.

Com este fortalecimento da movimentação da economia por meio da comercialização advindas da produção, importação e exportação. Várias fábricas ligadas à transformação de produtos primários começam a se formar nos primeiros tempos de Ijuí. A partir deste contexto, a indústria de Ijuí começa a se organizar e se fortalecer.

Um dos exemplos de uma indústria com histórico longevo, que pode ser situada nesta conjuntura, é a Fabricia de Balas Soberana. Bruno Henrique Bergel, chegou em Ijuí em 1918 e no ano seguinte começou uma pequena fábrica de balas chamada Fábrica de Caramelos HB. Após um incêndio em 1923 que destruiu todo o prédio de madeira, ergueu no lugar outro de alvenaria. Na década de 1940, a empresa adota o nome de Fábrica de Balas Soberana.

No ano 1952, começou a produzir em escala industrial com máquinas importadas da Inglaterra e da Holanda. No final da década de 70 a fábrica inicia a exportação para países da América Latina e para os Estados Unidos.No ano de 1997 novos investidores adquiriram a fábrica e seu nome passou para uma nova denominação: Soberana Indústria de Balas Ltda. Em 08 de novembro de 2000 um incêndio destrói parte do prédio da “Fábrica de Balas” e esta passa a funcionar em novo endereço.

 

Texto por Belair Stefanello e Fabricio de Souza, colaboradores do Madp.

Fábrica de Balas Soberana Henrique Bergel S.A, década de 1980. Acervo Madp.

ontes consultadas:

CALLAI, Jaeme; STEFANELLO, Belair Aparecida. Imigração no noroeste do Rio Grande do Sul. Museu Antropológico Diretor Pestana, 2015

WEBER, Regina. Os inícios de Industrialização em Ijuí. Ijuí: Livraria UNIJUÍ Editora, 1987