Nos últimos tempos o uso da tecnologia como ferramenta aliada ao processo educativo tem sido uma tendência e o MADP tem procurado acompanhar esse processo tanto em sua Exposição de Longa Duração, onde foram instalados oito monitores touch que permitem o público acessar informações complementares ao acervo exposto, como também mantendo um canal de interatividade através das mídias sociais.

A inserção de jogos virtuais nos monitores da Exposição de Longa Duração e nas mídias sociais irão possibilitar ao Museu uma maior aproximação com o público, especialmente jovem que estão acostumados a essas novas formas de aprendizagem como também estimular a busca de mais conhecimentos sobre a história e cultura de Ijuí e região.

A produção do jogo “Território”, em muito contribuirá para o debate que se estabelece na seção Primeiros Habitantes do RS e nas Exposições Temporárias com esta temática a respeito do conceito de território na concepção indígena, que é bastante diferente da lógica implantada pelo colonizador. A questão de território, sustentabilidade, equilíbrio e respeito à diversidade são assuntos que ainda hoje geram conflitos e debates. Promover essa reflexão é premente a fim de conscientizar as novas gerações para que seja possível no futuro uma relação mais harmônica e respeitosa para com os remanescentes dos primeiros habitantes desta terra.

O jogo de “Quebra-cabeças Virtuais”, com fotos do acervo do Museu possibilitam de maneira lúdica, a apropriação de informações sobre a história de nosso município e região. Pretende-se fazer conjuntos de fotos abordando temáticas relacionadas ao processo de ocupação do território noroeste do RS, ocupado a partir do final do Século 19 com colonizadores de diversos países europeus. Para ter um alcance regional, atingindo a área de influência do Museu, as fotografias selecionadas serão representativas de um conjunto de atividades comuns nesta região, sendo passíveis de serem usadas por educadores e visitantes de outros municípios.

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