O Museu Antropológico Diretor Pestana preserva as edições de O Povo: jornal político, literário e ministerial da República Rio Grandense, produzido por Luigi Rossetti, um jornalista italiano, carbonário e participante da Guerra dos Farrapos. Rossetti recebeu o apoio e financiamento do líder farroupilha Domingos José de Almeida durante a produção, resultando em 160 edições publicadas entre 1838 e 1840, sempre aos sábados e quartas-feiras, com média de 9 edições mensais, impressas em Piratini e em Caçapava do Sul. No último ano de circulação do periódico, houve uma queda de publicações atingindo pouco mais de 3 edições ao mês e possivelmente, seu fim decorreu das dificuldades do conflito.
Conforme o título propriamente dito, considera-se um jornal político por divulgar os ideais republicanos e combater o regime imperial brasileiro, de modo a transmitir as convicções revolucionárias através das matérias. Portanto, percebe-se o esforço de propaganda e educação política. Também é literário pelas informações culturais e de interesse geral do cotidiano na província, tais como oferta de negócios e ocorrências policiais. Em sua dimensão ministerial, o conteúdo é direcionado aos atos administrativos do Governo Farrapo e acontecimentos da guerra. Assim, compreende-se um jornal de ideias e um testemunho sobre um dos mais marcantes eventos da história rio-grandense, por isso, uma valiosa fonte documental. Dada a importância histórica, em 1930, o Museu e Archivo Histórico do Rio Grande do Sul, reproduziu as edições no formato de publicação fac-símile.

No MADP, há 2 exemplares do fac-símile que traz as 160 edições de O Povo, cuja digitalização está sendo realizada a partir do projeto “Difusão da memória social através da imprensa em Ijuí e Rio Grande do Sul: conservação do acervo de jornais e acesso eletrônico às publicações sobre a Revolução Farroupilha (1838-1840) e o cooperativismo regional (1973-1994)”. Este projeto recebe financiamento do Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, aprovado no Concurso FAC Patrimônio, Edital SEDAC no 07/2021. A iniciativa de reproduzir o periódico para o meio digital oportuniza a preservação dos exemplares em papel e especialmente facilita o acesso ao seu conteúdo à comunidade interessada.

Texto por Amanda Keiko Higashi, arquivista e colaboradora do Museu Antropológico Diretor Pestana.
Informações históricas: colaboração do Prof. Jaeme Callai, professor de História Unijuí; texto do fac-simile O Povo: jornal político, literário e ministerial da República Rio Grandense. Série Documentos interessantes para o estudo da grande revolução de 1835-1845, v.1. Publicação do Terceiro Departamento (História Nacional) do Museu e Archivo Histórico do Rio Grande do Sul (Museu Júlio de Castilhos). Porto Alegre: Livraria do Globo, 1930.