O ano de 2022 foi marcado pela retomada integral das atividades do Museu de forma presencial, tanto nas suas pesquisas quanto nas visitações.

Vários projetos foram desenvolvidos, contando com o apoio da comunidade e instituições, estas caracterizadas como importantes agentes dentro do fazer museológico e arquivístico. 

Confira aqui os números referente às atividades que o Museu realizou neste ano.

 

EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO 

A Exposição de longa duração busca refletir sobre a formação do território de Ijuí nas suas diferentes formas de ocupação pela presença humana. No ano de 2022 a Exposição contou com 4.614 visitas.

 

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

As Exposições Temporárias do Madp se apresentam no formato expositivo dinâmico, no qual mensalmente são apresentadas à comunidade diferentes temáticas para reflexões nos espaços do Museu.

Foram realizadas 07 Exposições Temporárias ao longo de 2022, contando com a circulação de 9.949 visitantes. 

 

EXPOSIÇÕES ITINERANTES

As Exposições Itinerantes se caracterizam como projetos expositivos que circulam fora do ambiente físico do Madp, onde, por meio de parcerias, é possível levar as temáticas abordadas em Exposição para a comunidade. 

As Exposições Itinerantes atingiram o número de 8.645 visitantes fora do espaço do Museu, dentro da circulação de 08 projetos. 

 

CONVERSAS VIRTUAIS

Com temáticas ligadas à questão indígena, história de Ijuí, consciência negra e trabalho desenvolvido internamente pelo Museu, as Conversas Virtuais se firmam como uma atividade on-line contínua inserida no trabalho de difusão da Instituição.

Foram realizadas 06 conversas virtuais, atingindo o total de 1.816 participantes.

 

EVENTOS

Os eventos promovidos  se apresentam como forma de estimular a comunidade a ocupar os diferentes espaços do Museu.  

Cine Debate e Domingo no Museu são exemplos destas atividades, no qual foram atingidos 568 participantes.

 

PROJETOS

Os projetos viabilizam economicamente a realização de atividades inerentes ao Museu. Neste ano foram executados ou estão sendo desenvolvidos 03 projetos.

 

PESQUISADORES

No ano de 2022 foram realizadas 360 pesquisas no Museu, seja de forma on-line ou de forma presencial.

A pesquisa está atrelada às atividades do Madp, no qual permite a investigação por meio de dados sobre o objeto/documento no seu contexto histórico e social salvaguardados nas coleções preservadas no Museu.

 

Texto por Fabrício de Souza, Assistente do Museu Antropológico Diretor Pestana.