Na última semana, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu a equipe responsável pela produção do jornal “À Margem”, elaborado pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS Ad II, serviço ligado ao Hospital Bom Pastor de Ijuí. A visita teve como objetivo conhecer o espaço e realizar uma entrevista com os responsáveis pela guarda do patrimônio local. A ideia surgiu após o lançamento da última edição, em fevereiro de 2024, onde a diretora do Museu, Iselda Sausen Feil, comprometeu-se institucionalmente a preservar as edições do jornal no arquivo do Museu.

A primeira edição do jornal foi lançada em 2023, como resultado do Projeto de Estágio em Psicologia e Processos Sociais da estudante Anna Berton. Desde então, o projeto tem continuado como um trabalho conjunto entre a equipe multiprofissional e os pacientes do CAPS Ad II.

Volnei Camargo dos Santos, um dos integrantes do grupo, ficou impressionado com o sistema de arquivamento do Museu. “Ficou muito claro que tudo é muito bem cuidado. O jornal estando no Museu estará seguro e bem guardado”, afirmou.

Giordani Gelatti, um dos responsáveis pelo grupo, ressaltou a importância da integração dos pacientes com a sociedade através da valorização do trabalho. “A interação social mostra que há a possibilidade de integração local. É gratificante ver o reconhecimento do processo de construção coletiva”.

Durante a visita, os representantes foram conduzidos pela arquivista do Museu, Amanda Higashi, para uma visita técnica ao arquivo, onde o material posteriormente produzido será doado e acondicionado de forma qualificada, garantindo a preservação do jornal produzido pelo grupo.