O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu mais uma edição do Domingo no Museu neste final de semana. O Madp esteve aberto ao público durante a tarde de domingo, 14 abril, com ações diferenciadas. A segunda edição de 2024, contou com apresentações artísticas da comunidade que encantaram os visitantes com canções e poesias.

Já a Sala de Pesquisa do Museu recebeu a feira de artesanato, com a presença de artesãos locais e da Editora Unijuí. Para além disso, o Domingo no Museu contou com as exposições temporárias “Grafismo nas culturas indígenas brasileiras”, localizada no Espaço Ijuí Hoje; “Por uma educação da não-violência dos corpos”, em cartaz desde março na Sala de Exposições Temporárias; e a Exposição Itinerante “Mulheres e Poesia”, na recepção do Museu.

Segundo a diretora do Museu, Iselda Sausen Feil, o Madp tem a responsabilidade de preservar a história do passado e contribuir para a construção de um futuro melhor. ” É importante dizer que o Museu não é o lugar de passado e sim, de futuro, pois aqui podemos refletir sobre a nossa história, perceber equívocos e potencializar o que é bom”, destacou.

Para o secretário de Cultura de Ijuí, José Fiorin, “o Madp é um dos espaços mais organizados do interior do Estado e do Brasil, com uma formatação de fonte de pesquisa e inspiração. O Domingo no Museu é uma excelente iniciativa para promover uma aproximação com a comunidade”, pontuou.

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio, acompanhou o evento. De acordo com ele, o Domingo no Museu é muito importante e proporciona uma reflexão sobre a cultura. “As exposições que aqui estão fazem com que o Museu continue vivo. Sempre estamos com novas exposições, trazendo novidades para os visitantes e além disso, proporcionando momentos como esse, em que estamos de portas abertas no domingo, com muitas ações culturais”, finalizou.