Na tarde desta quinta-feira, 27 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Ijuí, em parceria com o Museu Antropológico Diretor Pestana, lançou os produtos do projeto “Valorização da Cultura Imaterial de Ijuí – As Benzedeiras”, compostas pela Exposição e Documentário “Mãos que curam: o benzimento em Ijuí”.

O Documentário se constitui com entrevistas e depoimentos dos benzedores, familiares e consulentes que participaram do projeto, onde ressaltam suas vivências com a prática local. Complementar ao projeto, foi montada uma exposição que está localizada no espaço de Exposições Temporárias do Museu, e que terá duração até o dia 01/04. A mostra é constituída com banners que retratam um pouco sobre a cultura de benzer na região, junto de todos os participantes entrevistados do projeto. 

Como evento de lançamento para comunidade, a Diretora do Madp, Cláudia Bohrer discursou agradecendo a parceria do Poder Público de Ijuí que foi o grande aliado na produção dos materiais. Também agradecendo a oportunidade, a pesquisadora Patrícia Franco, que conduziu os trabalhos durante as produções, e terá sua tese de mestrado fruto do projeto, agradeceu a todos presentes e em especial os benzedores e suas famílias que possibilitaram a realização da proposta. Representando a Secretaria da Cultura, o secretário adjunto Alisson Pizzoni, realizou uma breve fala agradecendo ao Madp pela viabilização do projeto e de sua importância para a comunidade. 

Marcaram presença no evento, a Reitora da Unijuí e presidente da Fidene, Cátia Nehring, representantes da Instituição de Ensino, membros da Associação de Amigos do Museu, colaboradores do Museu, da Prefeitura Municipal e também a Agência Terra Vermelha, responsável pela produção do documentário.

O documentário e demais materiais produzidos, estão todos disponíveis à comunidade de forma online, basta acessar as redes sociais do Madp ou pro meio do link: https://sites.google.com/unijui.edu.br/maos-que-curam. A exposição está montada no espaço temporário e estará disponível para o público para visitação até 01/04. Para realizar visita, agende previamente entrando contato com Museu pelo telefone 3332-0257 ou envie um e-mail para o endereço madp@unijui.edu.br

O resultado apresentado na tarde de 27/01 faz parte do projeto “Valorização da Cultura Imaterial de Ijuí – As Benzedeiras”, realizado com recursos do Governo Estadual do RS, por meio do Pró-Cultura RS  e FAC – Fundo de Apoio à Cultura, sendo promovido pela Prefeitura Municipal de Ijuí.