A Exposição Mãos que Curam – O benzimento em Ijuí é parte integrante do Projeto  Valorização do Patrimônio Imaterial de Ijuí – As Benzedeiras, ação proposta pela Prefeitura Municipal de Ijuí, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, financiada pela Secretaria Estadual de Cultura e executado pelo Museu Antropológico Diretor Pestana -MADP.

A escolha do mote “Benzedeiras”, como tema gerador para o Projeto de Valorização do Patrimônio Cultural Imaterial, foi em função de que a presença delas no meio das comunidades/bairros integra um amplo espectro de significados no imaginário cultural e por sua posição enquanto ícone popular de saber e religiosidade. 

A benzedeira foi, durante muito tempo, a única alternativa que grande parte da população teve para sanar mazelas físicas e espirituais, razão pela qual era altamente requisitada e prestigiada. É observável que, mesmo com o avanço da ciência, os usos dessas práticas ainda estão presentes no cotidiano das comunidades, sendo possível encontrar pessoas que benzem, tanto no espaço urbano quanto rural de Ijuí. 

A realização do Projeto Valorização do Patrimônio Imaterial de Ijuí – As Benzedeiras possibilitou o registro, compreensão e divulgação da prática dos benzimentos que, como elemento cultural imaterial, mantêm práticas tradicionais que são ressignificados constantemente.

Como forma de apresentação dos resultados para a comunidade, será realizado no dia 27 de janeiro de 2022, às 16h no MADP, o lançamento dos produtos previstos pelo projeto: o Documentário e a Exposição Temporária “Mãos que curam: o benzimento em Ijuí”. Outro produto que também faz parte do projeto é o caderno de educação para o patrimônio “Descobrindo a cidade de Ijuí”, o qual ajuda a entender o que é patrimônio cultural e a sua importância, apresentando conceitos e atividades práticas que estimulam reflexões sobre a identidade coletiva da comunidade que fazemos parte.

Após o lançamento de forma física e presencial, os produtos também estarão disponíveis para acesso de forma virtual, em um site que traz as informações sobre o projeto.

A Exposição ficará disponível na sala de Exposições Temporárias do Madp até o dia 01 de abril, tendo a possibilidade, após o período expositivo, da circulação para a comunidade local e regional por meio da itinerância. Lembramos que para o evento serão necessários cuidados que o momento ainda nos exige como o uso obrigatório de máscara e passaporte vacinal.