O Prêmio Darcy Ribeiro é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e contempla práticas e ações de educação museal em nível nacional.

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) foi contemplado na 8ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro 2021, a partir da ação educativa proposta por meio da “Sala 02: História e Cultura”, iniciativa produzida e exibida pelo Madp durante a FENADI Virtual em 2020. Com o valor do prêmio, será desenvolvido projeto que tem foco em ações virtuais a partir do acervo e reflexões desenvolvidas no Museu, fortalecendo assim as ações educativas promovidas pelo Madp.

O início da execução acontece já neste primeiro semestre, onde serão desenvolvidos dois tipos de jogos virtuais, com propostas diferentes, mas com o mesmo objetivo: possibilitar ao Museu uma maior aproximação com o público, apresentando novas ferramentas possíveis para o ensino-aprendizagem, estimulando também a busca de  mais conhecimentos sobre a história e cultura de Ijuí e região.

Uma das produções corresponde ao jogo “Território”, que contribui para o debate que se estabelece na seção Primeiros Habitantes do RS e nas Exposições Temporárias, com esta temática a respeito do conceito de território na concepção indígena, que é bastante diferente da lógica implantada pelo colonizador. A questão de território, sustentabilidade, equilíbrio e respeito à diversidade são assuntos que ainda hoje geram conflitos e debates. Promover essa reflexão é premente a fim de conscientizar as novas gerações para que seja possível no futuro uma relação mais harmônica e respeitosa para com os remanescentes dos primeiros habitantes desta terra.

Outra proposta é a produção de “Quebra-cabeças Virtuais”, com fotos do acervo do Museu possibilitam de  maneira lúdica, a apropriação de informações sobre a história de nosso município e região. Pretende-se fazer conjuntos de fotos abordando temáticas relacionadas ao processo de ocupação do território noroeste do RS, ocupado a partir do final do Século 19 com colonizadores de diversos países europeus. Para ter um alcance regional, atingindo a área de influência do Museu, as fotografias selecionadas  serão representativas de um conjunto de atividades comuns nesta região, sendo passíveis de serem usadas por educadores e visitantes de outros municípios.

Os jogos serão direcionados a estudantes de ensinos fundamental e médio e também a adultos que gostam de montar quebra-cabeças, cativando-os a frequentarem o Museu.

A disponibilização dos jogos tanto online quanto offline, bem como a compatibilidade via web e desktop, é imprescindível para atender todas as escolas, pois muitas vezes estas não dispõem de boas conexões de rede ou mesmo de bons computadores nas salas de aula. Desta forma, independente da potência da internet ou dos equipamentos, além de acessar os jogos no Museu, também poderão acessar por meio das mídias ou até mesmo salvando em dispositivos para levarem estas propostas de ação educativas junto a quem tiver interesse.

O Prêmio – O Prêmio Darcy Ribeiro é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e contempla práticas e ações de educação museal em nível nacional. Essa é a 8ª edição, sendo que o Madp, foi um dos premiados pelo trabalho realizado na Exposição Temporária “Pandorgueando – Brinquedos, jogos e brincadeiras de geração a geração”, em 2019 na 7ª edição do prêmio.