O Museu Antropológico Diretor Pestana se inseriu nas atividades promovidas pela ExpoFest Ijuí 2023 durante os dias 11 a 22 de outubro de 2023, como forma de difundir o trabalho de preservação e pesquisa desenvolvido pela instituição.

Dando continuidade ao movimento integrado ao Espaço Mais Inovação da Unijuí, o Madp apresentou uma nova proposta de experiência de visitação por meio da realidade virtual. Atividade inserida na Cada da Unijuí nos dias 16, 17 e 18 de outubro, o Museu leva até a comunidade óculos de realidade virtual, com os espaços de visitação da Exposição de Longa Duração mapeados, possibilitando assim, por meio da ferramenta digital, a experiência de uma visitação diferenciada. Também foram apresentadas possibilidades de pesquisas no acervo do Museu por meio de orientações realizadas pelos profissionais que estiveram disponíveis no local durante as atividades.

As videoconferências que refletiram as etnias indígenas em Ijuí e no Rio Grande do Sul foi outra atividade que o Madp auxiliou na promoção. No dia 17 de outubro aconteceu o primeiro encontro, de forma virtual, identificado como “História, cultura e contribuições dos Indígenas Guarani no Brasil, na região e em Ijuí”, contando com a participação de Patrícia   Ferreira – Pará Yxapy (Mbyá-Guarani) da comunidade Tekoá Koenju, de São Miguel das Missões/RS; e Helio Gimenez Fernandes, Coordenador da Comissão Guarani Yvyrupa.

Já no dia 19 de outubro foi realizada a conversa virtual “História, cultura e contribuições dos Indígenas Kaingang no Brasil, na região e em Ijuí”, transmitida pelo youtube da ExpoFest, atividade que contou com a participação de Maria Inês de Freitas, primeira indígena a chefiar a Funai no Rio Grande do Sul; e Joceli Sales, professor e pesquisador indígena formado pela Universidade Federal de Santa maria. 

A iniciativa da proposta estava ligada à UETI (Vice-Presidência de Articulação Institucional e Internacional) e ExpoFest Ijuí (Vice-Presidência de Artes, Educação, Cultura e Relações Internacionais), o qual também trouxeram outras temáticas abordadas virtualmente a partir dos encontros on-lines transmitidos ao vivo no canal do youtube da ExpoFest Ijuí.