O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), premiou 30 instituições nacionais na 9ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro. Este prêmio visa reconhecer e premiar práticas de educação museal realizadas por instituições museológicas privadas sem fins lucrativos, práticas alinhadas aos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal (PNEM).
Com isso, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) foi uma das 30 instituições nacionais a receber tal reconhecimento por meio das ações educativas virtuais que vêm sendo realizadas nos últimos anos. As ações, que apresentam o suporte digital como um recurso de democratização das informações devido ao seu potencial de alcance de público nas mais diferentes regiões, proporcionam uma experiência educativa a um público diverso.

A premiação contemplou projetos que impulsionaram a educação museal como um processo abrangente e que abordaram múltiplas dimensões nos âmbitos teórico, prático e de planejamento. Como forma de trabalho constante, mantendo o diálogo entre Museu e comunidade, para o próximo ano o Museu realizará investimentos a partir da premiação para trazer a virtualidade como um processo contínuo.