No dia 29 de novembro, de forma online no youtube do Museu Antropológico Diretor Pestana, acontecerá mais um encontro da série “Conversas Virtuais”, trazendo como pauta o letramento racial.

O objetivo do encontro é promover a conscientização, compreensão e reflexão crítica sobre questões relacionadas à diversidade cultural, visando capacitar as pessoas a reconhecer, analisar e desafiar as formas como o racismo estrutural e as práticas discriminatórias se manifestam na sociedade.

 

A atividade contará com a participação de Thayane Madruga, jornalista, doutoranda em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Unicruz – Cruz Alta e criadora do “Projeto Narrativas Negras”; tendo a mediação de Aline Mota, museóloga do Museu Antropológico Diretor Pestana.

 

Thayane Madruga, ressalta que espalhar conhecimento é fundamental. Ainda temos muito o que aprender sobre as questões raciais do Brasil e o impacto da desigualdade social na vida de determinados grupos. O Letramento racial é uma forma de revisitar a história do Brasil pela ótica daqueles que o construíram, é (des) e (re) construir conceitos e poder  entender melhor toda a potência, influência e relevância da cultura negra desde a época da escravidão até a sociedade de hoje.

 

Acesse aqui e participe!