Material lítico lascado coletado no Sítio Arqueológico Krüger, descoberto em 2022, por ocasião das prospecções realizadas no futuro condomínio Ijuí Eco Reserva (ao lado do Campus da Unijuí – Ijuí), estão em exposição no Museu, materiais inseridos no projeto expositivo referente às culturas indígenas.

O material pertencia a povos indígenas caçadores-coletores que estavam presentes na Região de Ijuí desde 6 mil anos atrás.

Os artefatos são feitos de arenito silicificado e basalto, rochas que fornecem um bom fio de corte.   Essas pessoas, portanto, detinham um conhecimento sobre a geologia do seu território e sobre os recursos naturais. 

As peças expostas, compostas por artefatos robustos, com formatos curvos e marcas de percussão, podemos afirmar que eram utilizadas para trabalho em madeira, principalmente o corte e a raspagem, além de cavar, com formatos de “enxó/picão” de algumas peças.

 

Sobre a Exposição

A Exposição “Resistência: perspectivas decoloniais sobre as culturas dos povos indígenas” tem por objetivo promover o reconhecimento e fortalecimento das culturas originárias brasileiras,  problematizando conceitos e narrativas históricas, visando a construção de uma sociedade mais inclusiva, equitativa e respeitosa das diversidades culturais.

Venha visitar!