Na última sexta-feira, 22 de setembro, o assistente do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Fabrício de Souza, realizou uma visita técnica ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). No local, ele foi recebido pela bacharela em História da Arte e coordenadora do Núcleo de Comunicação e Design, Natália Lehmen de Moraes.
Fabrício explica que a visita teve o objetivo de fortalecer a relação entre museus do Estado, permitindo que as instituições conheçam como se dá o processo de comunicação em cada local. “Nós conseguimos estabelecer um importante momento de troca entre os museus. Além disso, a visita nos permite refletir internamente sobre o trabalho que vem sendo realizado no Madp, como forma de avaliação acerca do que se produziu e do que foi apresentado nos últimos tempos, a fim de repensarmos novas estratégias para o futuro”, explicou.
De acordo com Fabrício, a pandemia gerou uma divisão no trabalho de comunicação do Madp. O Museu teve que se reposicionar, mesmo de portas fechadas, e trabalhar em um ambiente até então não tão explorado, que era o virtual. “A partir dessa linha de trabalho que vem sendo desenvolvida, a presença de forma online precisou ser contínua e ampliada. Hoje, o Museu vem marcando seu trabalho no ambiente virtual a partir de produções que informam a comunidade sobre aquilo que se preserva na instituição. Essas produções são socializadas a partir das redes sociais e também em exposições virtuais”, completou.
A partir da visita realizada, segundo Fabrício, será possível repensar como o Madp pode aprimorar a sua comunicação interna, de conteúdo e informativa, o que já é bem claro e marcado nas atividades do Margs. “Dentro disso, algumas metas serão definidas para que possam ser cumpridas no próximo ano, objetivando qualificar o trabalho de difusão do patrimônio por meio da comunicação, a partir dos diferentes meios que o Madp apresenta”, finalizou.