Ijuí, como no restante da região, o transporte começou a “lombo de burro” em precárias picadas. Logo a seguir, vieram as carroças puxadas por animais e em 1911 chegava a estrada de ferro.

A introdução de veículos automotores, de linhas de ônibus municipais e intermunicipais e, mais recentemente, a pavimentação das estradas foram fundamentais para o desenvolvimento de Ijuí.

O Madp possui em seu acervo um exemplar de carro que foi um ícone na linha de veículos automotores: um Ford 1927, conhecido como “Jabureca”.

Adquirida por Estanislau Dziobezinski, em 1936, de segunda mão de Darnes Beal, a Jabureca era usada em viagens pela região para venda dos objetos fabricados na Cutelaria da Família Dziobezinski.Quando não estava em “serviço” era usada para passear, ir a bailes no interior e municípios vizinhos e como “transporte de luxo” em casamentos.

Por volta de 1940, devido ao racionamento de gasolina, o motor original foi substituído por um Chevrolet 4 cilindros e adaptado para uso com gasogênio à lenha. Outras modificações também foram feitas para adequar às necessidades do dono, que fabricava principalmente plantadeiras manuais.O Ford 1927 doado pela família Dziobezinski está exposto na Sala de Exposição de Longa Duração juntamente com um gasogênio que pertenceu a Raul Veríssimo Porciúncula e doado por Nilton Marcondes Porciúncula.O Sr. Raul usava o gasogênio em um Chevrolet, modelo 1937, mas podia ser usado em qualquer tipo de veículo: carro, camionete, caminhão e até mesmo ônibus.

Ressalta-se que o gasogênio foi inventado na década de 1920, pelo francês Georges Imbert e foi usado em diferentes partes do mundo. No Brasil, foram fundamentais durante a 2ª Guerra Mundial quando as importações de petróleo foram drasticamente reduzidas, ameaçando nosso transporte de um colapso. A saída encontrada foi fazer adaptações nos veículos movidos à gasolina, que passaram a usar o gasogênio, aparelho que produz combustível pela queima de carvão e madeira.

Texto adaptado por Belair Aparecida Stefanello, educadora do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Fotografia: Ford 1927 presente na Exposição de Longa Duração do Madp. Visite!