Tidos como locais de memórias, os museus podem (e devem) ser lidos como locais de encontro e diálogo, onde o público possa se envolver ativamente na construção do conhecimento e na interpretação das várias linguagens que se apresentam por meio do patrimônio ali exposto e/ou salvaguardado.
Deve-se considerar que cada instituição também é única, tem suas limitações e suas finalidades, porém observa-se que Museu também é local de futuro e a atualização permanente dessas instituições se faz necessária, acompanhando também o tempo em que estão inseridos. Ao mesmo tempo que existem desafios para romper discursos comuns que subjugam estes espaços como ultrapassados e que se centram unicamente no objeto (ignorando toda a história, sua materialidade e imaterialidade, sua carga simbólica e de comunicação que os artefatos carregam), existem também desejos de superar estes paradigmas.
A partir desse propósito, o Museu Antropológico Diretor Pestana vem implementando uma série de ações que conversam com a virtualidade frente aos novos tempos e que se alinham à missão institucional e às práticas educativas já consolidadas. Um exemplo disso é o impulsionamento de novas tecnologias que incentivam a interação com o patrimônio cultural de maneiras criativas e significativas, a partir do projeto “Você se conecta com a nossa história”.
O projeto permite que o público interaja com objetos que se encontram em exposição, a partir da Realidade Aumentada. Tal virtualização oferece a oportunidade de criar novas experiências, a partir do contato virtual com objetos de maneira dinâmica, ampliando sua compreensão e apreciação sobre o patrimônio cultural local preservado pelo Museu.
“Você se conecta a nossa história” está disponível para acesso no Instagram do MADP (@museumadp). Acesse e conheça mais sobre o nosso acervo!