EXPOSIÇÃO CONHECER PARA PRESERVAR: OS ECOSSISTEMAS E O BEM ESTAR HUMANO – VI EDIÇÃO

Período: 13 de maio a 28 de junho de 2013

Promoção: FIDENE, Museu Antropológico Diretor Pestana, UNIJUÍ/Curso de Ciências Biológicas e Departamento de Ciências da Vida.

Em 2013, a Exposição Conhecer para Preservar terá como temática principal “OS ECOSSISTEMAS E O BEM ESTAR HUMANO”, onde serão abordadas questões sobre a conservação da biodiversidade pela qual constitui uma contribuição fundamental para diminuir a extensão das mudanças climáticas e reduzir seus impactos negativos.

A biodiversidade sustenta o funcionamento dos ecossistemas dos quais dependemos para alimentação e água potável, além da saúde, lazer, proteção contra desastres naturais, etc. Sua perda também afeta a todos, espiritualmente e culturalmente, o que pode ser mais difícil de quantificar, mas é essencial para o bem estar humano.

O objetivo principal dessa edição é propor uma discussão sobre os serviços ambientais, ou seja, os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas. Esses serviços podem ser classificados como:

  • Serviços de Suporte – formação de solos, produção primária, ciclagem de nutrientes e processos ecológicos.
  • Serviços de Provisão – alimentos, água, lenha, fibras, princípios ativos, recursos genéticos.
  • Serviços de Regulação – do clima, controle de doenças, de enchentes e desastres naturais, purificação do ar e da água, controle da erosão.
  • Serviços Culturais – espiritualidade, lazer, inspiração, educação e simbolismos.

Estarão expostos diversos trabalhos desenvolvidos/produzidos pelos alunos do curso de Ciências Biológicas e Grupo PET- Biologia da UNIJUI para demonstrar os diferentes “serviços ambientais” e seus benefícios à humanidade assim como, o que pode acontecer se os ecossistemas não estiverem mais disponíveis.

Maiores informações e agendamentos ligar para a Secretaria do Museu, telefone (55) 3332-0257.