O Ministério da Cultura, Associação de Amigos do MADP e Museu Antropológico Diretor Pestana apresentam o Projeto “Preservação do Acervo Cartográfico”

Aprovado através do Mecenato, PRONAC nº 126290, o Projeto “Preservação do Acervo Cartográfico”, é uma ótima opção para aqueles que declaram Imposto de Renda.

Este projeto tem como objetivo aperfeiçoar o processo de acondicionamento do acervo cartográfico salvaguardado no arquivo do Museu Antropológico Diretor Pestana, através da aquisição de mobiliário adequado para o armazenamento e equipamentos para o acompanhamento das variações climatológicas, a fim de garantir a preservação da informação e da memória.

O valor total aprovado para captação de recursos é de R$ 51.198,80, sendo que no ano de 2012 foi arrecadado R$ 24.897,00 através da colaboração de 51 apoiadores. Para o ano de 2013, a campanha será intensificada.

Até o final de execução do Projeto está prevista a aquisição de duas mapotecas, termo higrômetros e uma mesa de consulta para o acervo cartográfico. O acervo cartográfico é composto de gêneros documentais, desenhos técnicos como mapas, plantas, perfis e cartas. É constituído de documentos de interesse histórico e científico, que trazem aspectos relacionados ao Povoamento, Arquivo Regional, aspectos de Ijuí, dos indígenas e do arquivo da FIDENE, entidade mantenedora do Museu.

A realização deste projeto, coordenado pelo Museu, contou com a Associação de Amigos do Museu, proponente do projeto, e com a assessoria do Núcleo de Projetos da UNIJUÍ.

Para contribuir com a execução deste projeto, basta fazer uma doação ao Museu. É possível destinar parte do Imposto de Renda devido a projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura sem pagar nada por isso. A Pessoa Física que optar pela declaração de renda, pelo formulário completo, pode contribuir com até 6% do imposto devido, e a Pessoa Jurídica com até 4%, ambos beneficiando-se com dedução de 100% do valor doado, uma vez que o projeto aprovado pelo Museu enquadra-se no Art. 18 da Lei de Incentivo que autoriza esta dedução.

Participe! O valor de sua doação  será aplicado na preservação da história e cultura de nossa cidade e região.

Maiores informações no Museu Antropológico Diretor Pestana ou pelo telefone (55) 3332-0257