Na tarde de terça-feira, dia 17 de maio, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu a vernissage de lançamento da exposição “Arte & Poesia”, mostra organizada pela Associação de Artistas Visuais de Ijuí (AAVI ) com apoio do Círculo de Escritores de Ijuí – Letra Fora da Gaveta. O projeto busca unir artes plásticas e poemas criados por artistas e autores locais. 

Situada no espaço Ijuí Hoje, da Exposição de Longa Duração do Madp, a mostra busca apresentar à comunidade o trabalho dos integrantes de ambas as associações. Os artistas selecionaram poemas escritos pelos associados do Círculo, e a partir dos textos criaram obras que pudessem se relacionar entre si. 

Essa será a primeira exposição coletiva semestral em que a AAVI realizará em parceria com outra associação. Sendo também a primeira com uma temática generalizada, onde as poesias norteiam as criações de cada artista. 

A mostra fica no Madp até 30 de junho. O ingresso à exposição de Longa Duração tem custo de R$8,00, com desconto de 50% para estudantes e isenção à terceira idade e crianças. O Museu tem funcionamento no  horário comercial, exceto segunda-feira de manhã e sexta-feira à tarde. 

Livro – Em conjunto ao pontapé da mostra artística, Maria Beatriz da Ros, lançou o livro “Contos Diversos”, que traz contos escritos por seu pai, o ijuiense major-aviador Cyrillo Da Ros. Os textos falam sobre a vida na década de 1940, época em que trabalhava no Correio Aéreo Nacional. 

Era ela, ainda na adolescência, quem datilografava os contos produzidos a partir de 1964, quando o militar entrou para a reserva. Em uma pequena cerimônia de fotos e autógrafos a autora agradeceu ao Madp por ceder o espaço, e a todos que ali estavam presentes.