Na noite de ontem, dia 08 de agosto, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu alunos do noturno do Ensino Médio da Escola Estadual Ruy Barbosa (Ruizão), de Ijuí, para desenvolver uma atividade de pesquisa sobre a temática do local, dentro do conceito de sua formação e fundação, atividade esta que auxiliará na construção de um projeto interdisciplinar da escola, identificado como “Conhecendo Ijuí”.
A pesquisa foi mediada por Belair Aparecida Stefanello, educadora do Museu, que recebeu os estudantes no auditório para a explanação da temática pesquisada, abordando questões sobre a diversidade de Ijuí na sua constituição. Na sequência, a turma foi direcionada para a Exposição de Longa Duração, que retrata a trajetória humana de Ijuí e região, para a associação daquilo que foi trabalhado no primeiro momento.
Rosmari Marodin Gobo, uma das docentes que planejou a visita, comenta que o projeto interdisciplinar planejado é uma forma de potencializar a aprendizagem dos alunos a partir de instrumentos que estimulem a produção intelectual. “E a visita ao Museu, além de estimular as discussões sobre o tema, faz com que os estudantes conheçam e valorizem a nossa memória e a nossa história. Conseguimos formar, a partir dela, seres humanos críticos, que se posicionam no mundo, que contemplam a história com outro olhar e também as diversas possibilidades que nós temos enquanto cidadãos de ajudar a transformar essa sociedade que está aí, cheia de desigualdades, de tantos problemas”.
O projeto desenvolvido a partir da pesquisa realizada no Museu irá culminar em uma mostra de trabalhos que será exposta para a escola e para a comunidade.