Aline Mota, museóloga do Madp, assume o cargo de Vice-coordenadora na 4ª Região Museológica, movimento colaborativo entre cidades da região para contribuir com uma gestão mais eficaz do patrimônio cultural. Em consonância, também assume o cargo de representante titular da região no Colegiado Setorial de Museus do Rio Grande do Sul, com um mandato de dois anos.
Uma Região Museológica é ligada ao Sistema Estadual de Museus (SEM/RS), se caracterizando como um órgão da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, que visa sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições.
Dentro de sua estruturação, essas regiões são compostas por um coordenador geral, nomeado pelo Secretário da Cultura e por sete coordenadores regionais eleitos diretamente pelos representantes dos museus de cada região. O Museu Antropológico Diretor Pestana faz parte da 4ª região, a qual abrange ao todo 51 municípios.
Os Colegiados Setoriais, por sua vez, são órgãos de assessoramento imediato do secretário de Estado da Cultura, tendo por finalidade analisar, debater e propor políticas públicas e diretrizes específicas de cultura. Os representantes são eleitos pelos coordenadores e vice-coordenadores de cada uma das regiões museológicas.
Essa abordagem colaborativa permite que os museus trabalhem juntos para criar uma narrativa mais completa e enriquecedora sobre a história, cultura e patrimônio da região, além de otimizar recursos e atrair um público mais diversificado.