MADP como espaço de estudo e reflexão recebe alunos de educação básica à pós-graduação

Alunos do ensino médio ao doutorado foram recepcionados na última quinta-feira para realizar atividades de estudo e pesquisa nos espaços do Museu.

Na tarde da última quinta-feira, dia 24 de março, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu em seus espaços de visitação e pesquisa, duas turmas de diferentes níveis educacionais. A Escola Estadual de Ensino Médio Antonio Padilha com o propósito de conhecer a Exposição Temporária e a de Longa Duração, trouxe alunos do ensino médio para a realização de estudos, onde além dos espaços expositivos também puderam realizar atividades na sala de pesquisa conhecendo outras tipologias de acervos preservados pelo Madp. A escola foi uma das vencedoras do sorteio de aniversário de 60 anos do Museu no ano passado, e aproveitou-se dos ingressos para trazer os estudantes a conhecerem e pesquisarem na instituição.

Em outro diferente nível educacional, mas nos mesmos ambientes, a turma de Mestrado e Doutorado do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos da Unijuí, coordenado pelo Professor Maiquel Wermuth, pôde conhecer os espaços do Museu, estes ligados à pesquisa e difusão do acervo. A visita ocorreu em participação conjunta do Professor Doutor Ivo Canabarro, o qual foi responsável pela visita guiada, o qual contou com a colaboração da equipe do Madp. Percorrendo os diferentes espaços do Museu pôde-se apresentar ao grupo de mestrandos e doutorandos, os serviços oferecidos no âmbito de pesquisa, e a configuração da exposição de longa duração.

Fazendo parte do atual roteiro de visitação, ambas as turmas puderam conhecer a Exposição Temporária “Mãos que curam: o benzimento em Ijuí”, e também assistir o documentário produzido, ambos frutos do projeto “Valorização do Patrimônio Imaterial”. Com a presença de Patrícia Franco, responsável pelo desenvolvimento da pesquisa, os alunos puderam participar de uma breve discussão sobre a temática, reforçando assim a importância dos espaços que propõem a pesquisa e reflexão, tal como o Madp.