Neste domingo, dia 20 de agosto, acontecerá mais uma edição do “Domingo no Museu”. A atividade integra a programação estadual relacionada à celebração do Dia Estadual do Patrimônio que, neste ano, apresenta o tema “Cultura e Cidadania”, trazendo como objetivo reforçar a importância da diversidade cultural, da participação cidadã e do direito ao acesso às referências culturais do nosso Estado.
A atividade que acontece neste domingo, a partir das 14h, traz uma programação expositiva e musical gratuita para a comunidade, com o foco no folclore e também na comemoração do aniversário da Associação do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), que neste mês comemora seus 40 anos de fundação.
As exposições apresentadas à comunidade se dividem entre as temporárias, como “Crenças e superstições no imaginário sul-rio-grandense” e “Resistência: perspectivas decoloniais sobre as culturas dos povos indígenas”, e a Exposição de Longa Duração, que retrata a trajetória humana em Ijuí e região. Também acontecerá a exibição do documentário “Mãos que curam”, no auditório, onde é apresentado o projeto desenvolvido no Museu em 2022 e que traz como foco a cultura imaterial por meio de benzedores e benzedeiras locais.
A programação musical fica a cargo das apresentações dos grupos “Vocal Querência” e “Duo ArsCordeona”, composto pelos músicos Gerson Antunes e Alice de Paula Ghisleni, a partir das 15h30, no Espaço Ijuí Hoje.
Iselda Sausen Feil, diretora do Museu, reforça que todas as edições do “Domingo no Museu” têm sua razão e seu tema, pontuando que o Dia do Patrimônio Cultural reforça um tema que está em voga por conta da necessidade. “Percebemos que estamos perdendo a nossa história ao desrespeitar, ao não cuidar e não salvaguardar. São estes patrimônios que testemunham os tempos vividos por todos nós”, disse.
Webinar sobre documento é desenvolvido para celebrar o patrimônio cultural no Madp
Como forma complementar ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural, outra atividade é desmembrada da programação e acontecerá no dia 19 de agosto, às 9h, de forma virtual. Será realizado o webinar “Os seus documentos constroem e testemunham nossa história”, com Fernanda Kieling Pedrazzi (UFSM) e Humberto Celeste Innarelli (UNICAMP). O evento online terá a mediação de Amanda Keiko Higashi, arquivista do Museu Antropológico Diretor Pestana.
O evento será realizado de forma gratuita, com transmissão pelo Youtube do Museu, disponibilizando para o público presente atestado de 2h de participação.