Na noite de ontem, dia 10 de abril, no Auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) ocorreu a abertura da Exposição Itinerante “Fósseis na Região Central do RS”.

Iselda Sausen Feil, diretora do Museu, acolheu o público presente, agradecendo a presença de todos e falando sobre a relevância de uma temática interdisciplinar estar inserida no Museu. Cátia Nehring, presidente da Fidene e reitora da Unijuí, também saudou a comunidade e reforçou a importância das relações institucionais que a Exposição propõe, a qual traz a ligação entre o Museu, a  UNIJUÍ e a UFSM.

O doutor Atila da Rosa, geólogo responsável pela Exposição e professor titular do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria, apresentou ao público a narrativa da exposição, trazendo dados e informações correspondentes às pesquisas desenvolvidas e que se apresentam por meios de dados na Exposição. Logo após, os ouvintes se direcionaram ao espaço expositivo para conhecer o projeto.

O evento foi promovido pelo Madp e  Departamento de Geociências (CCNE/UFSM), em parceria com a Unijuí, curso de Ciências Biológicas da Unijuí e Programa de Educação Tutorial (Pet Biologia), contando com a presença das comunidades acadêmica e externa.

A Exposição permanece no Museu até o dia 26 de maio, marcando o encerramento da comemoração do aniversário do Madp, que é celebrada na semana do dia 25 de maio.

Saiba mais sobre a Exposição:

São 11 banners autoexplicativos e quatro expositores de fósseis. O primeiro expositor apresenta rochas comuns na região e sua importância para a preservação dos fósseis. O segundo expositor mostra os processos de fossilização (formação dos fósseis) e a existência de fósseis-guia, ou fósseis-índice, como indicadores das idades relativas

das camadas de rochas. O terceiro expositor apresenta fósseis de dicinodontes e cinodontes, ligados à linhagem evolutiva que deu origem aos mamíferos, um crânio de um dinossauro primitivo e coprólitos (fezes fossilizadas), bem como troncos silicificados. O quarto expositor mostra mamíferos fósseis, como megatério (“preguiça-gigante”), toxodonte, gliptodonte (“tatu-gigante”), extintos há cerca de 10 mil anos.