No dia 21 de junho, ao longo do dia, aconteceu em Ijuí, a visita técnica do curso de Gestão de Turismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), organizada a partir da disciplina de Comunicação Turística, ministrada pela professora Mônica Pons (UFSM), sendo planejada a partir das atividades propostas pelo docente orientado Fabricio de Souza (MADP).

O objetivo da visita foi de extrapolar os limites regionais, mostrando para os estudantes as potencialidades turísticas de Ijuí, trazendo novas vivências associadas à comunicação para os futuros turismólogos.

De acordo com o roteiro proposto, durante a manhã os estudantes conheceram o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), realizando uma visitação para além dos espaços expositivos, com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição, trabalho respaldado pela preservação, pesquisa e difusão. Logo após, a turma foi recebida pelos colaboradores do Espaço Mais Inovação Unijuí, para experienciar novas formas de tecnologia associada à comunicação. O Espaço faz parte do Projeto Ampliação e qualificação do “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente” termo de fomento nº90543/2020, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações.

Na sequência, aconteceu o Tour Panorâmico por Ijuí, guiado pela Turismóloga e Guia de Turismo Bianca Caneppele, onde os estudantes puderam conhecer alguns atrativos turísticos do município. Bianca ressalta que o tour foi muito importante e significativo, pois além dos estudantes vivenciarem uma experiência de turistas, também foi possível, a partir da troca, fazer como que se entenda um pouco mais do que significa atuar e trabalhar na área em um lugar que cada vez mais reconhece o quanto o turismo pode contribuir com o desenvolvimento social e econômico do município de Ijuí.