O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu uma edição especial do Domingo no Museu, como forma de celebrar o Dia Estadual do Patrimônio e o aniversário da Associação do Madp, que está completando 40 anos de fundação.

A atividade realizada neste domingo, dia 20 de agosto, contou com uma programação expositiva e musical gratuita para a comunidade com foco no folclore, conforme explica a diretora do Museu, Iselda Sausen Feil. “O Dia Estadual do Patrimônio tem como tema neste ano ‘Cultura e Cidadania’, com o objetivo reforçar a importância da diversidade cultural, da participação cidadã e do direito ao acesso às referências culturais do Estado. Além disso, trabalhamos o folclore, ou como poderíamos denominar como cultura popular, pois ele preserva e pontua a história, através de narrativas”, destacou observando que o Domingo no Museu foi bastante positivo.

A comunidade pode conferir as exposições temporárias, como “Crenças e superstições no imaginário sul-rio-grandense” e “Resistência: perspectivas decoloniais sobre as culturas dos povos indígenas”, e a Exposição de Longa Duração, que retrata a trajetória humana em Ijuí e região. No auditório do Madp ocorreu a exibição do documentário “Mãos que curam”, desenvolvido no Museu em 2022 e que traz como foco a cultura imaterial por meio de benzedores e benzedeiras locais.

Além disso, o evento contou com uma programação musical com as apresentações dos grupos “Vocal Querência” e “Duo ArsCordeona”, composto pelos músicos Gerson Antunes e Alice de Paula Ghisleni. Segundo a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, o Madp foi desafiado a realizar ações em horários alternativos visando contemplar à comunidade. “Neste sentido, o Domingo no Museu se torna uma atividade que é pensada para o município de Ijuí e região proporcionando a exploração de obras, conhecimento e atividades culturais”.