Dentro dos diferentes gêneros documentais preservados no Museu Antropológico Diretor Pestana, encontra-se o acervo sonoro. O disco de vinil é um dos vários suportes que registram o som e no Madp, essa documentação ultrapassa um pouco mais de 3.000 unidades, em sua maioria, classificada na coleção Ijuí.

Entre 2008 e 2009, por meio do projeto patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o acervo passou por um processo de organização, armazenamento adequado, higienização e classificação, garantindo a preservação da memória sonora.

Pensando em compartilhar com a comunidade esse acervo preservado, será aberta à comunidade uma exposição sobre disco de vinil, instalada no Espaço Ijuí Hoje, possibilitando que o público entre em contato com esse material sonoro de forma expositiva. 

Inserida na programação, acontecerá uma edição especial da “Tropicana”, festa promovida pela produtora RockIjuí, que trará o ritmo da brasilidade como trilha da atividade.

Outro atrativo do evento será uma novidade que permitirá a interação entre a comunidade: a Banca de Trocas. Neste espaço, o público poderá disponibilizar seus discos de vinil e livros para realização de trocas gratuitas.

O “Domingo no Museu” também contará com bancas de vendas de disco de vinil, um sebo literário e os produtos artesanais produzidos pelo coletivo de geração de trabalho e renda “Substanciarte”, vinculado ao CAPS ad II.

O evento terá entrada gratuita, com a recepção da Cia. Cadagy e distribuição de pipoca e brindes pelo Aiqfome a partir das 15h.

Participe!