Abertura da 5ª edição da Exposição Conhecer para Preservar, foi realizada no dia 22 de maio, na Sala de Exposições Temporárias do MADP

V Exposição “Conhecer para Preservar”:

Plantas medicinais e aromáticas e princípios bioativos

De 22 de maio a 22 de junho de 2012

Realização:

PET Biologia (Programa de Educação Tutorial/MEC-SESU), ligado ao Curso de Ciências Biológicas, Departamento de Ciências da Vida eMuseu Antropológico Diretor Pestana, em que se envolveram intensamente os alunos do curso de Ciências Biológicas ligados ao PET, além de estudantes e docentes dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Agronomia, com coordenação geral da Profa. Dra.Mara Lisiane Tissot-Squalli.

Aspectos abordados na exposição

Informações botânicas sobre as plantas medicinais, indicações, contra indicações, forma de utilização, conhecimento popular; pesquisas científicas sobre plantas medicinais; Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; substâncias bioativas naturais obtidas de outros seres vivos: informações de espécies animais peçonhentos, venenos animais, toxicologia, produção de soros e medicamentos.

Programação:

22/05 – Abertura oficial da exposição às 17h no Museu Antropológico Diretor Pestana

Palestras (sempre no Auditório do MADP, às 19h30min):

25/05 – Preparo e uso de plantas medicinais (Christiane Colet)

05/06 – Como identificar plantas medicinais com segurança (Mara Lisiane Tissot-Squalli e Rubia Cristina Sonego)

14/06 – Substâncias bioativas produzidas pelos animais e/ou sequestradas das plantas (Francesca Werner Ferreira e Vidica Bianchi)

20/06 – O conhecimento de Plantas medicinais e aromáticas e princípios bioativos na Educação formal e não formal (Maria Cristina Pansera de Araujo e Vidica Bianchi)

Oficinas (mediante agendamento):

Como identificar corretamente meus chás preferidos?

Objetivo principal: aprender a identificar as espécies de plantas medicinais preferencialmente utilizadas.

1. Como fazer para secar e armazenar em casa plantas medicinais?

Objetivo principal: aprender técnicas simples para conservação e armazenamento de plantas medicinais

1. Vamos tomar um chá?

Objetivo principal: aprender as principais maneiras de preparação de chás diferenciando e exemplificando infusão, decocção e maceração, e a maneira correta de preparação dos chás popularmente mais utilizados.

1. Trilha no Bosque

Objetivo principal: conhecer as espécies de plantas arbóreas mais comuns na nossa região, em especial aquelas utilizadas como medicinais.

1. Como preparar produtos com plantas medicinais?

Objetivo principal: conhecer as principais formas de preparo de produtos a base de plantas medicinais.

1. Aprendendo sobre plantas com jogo de memória

Objetivo principal: aprender brincando sobre plantas medicinais.

1. Quiz sobre plantas medicinais

Objetivo principal: desenvolver o conhecimento sobre plantas medicinais através de um jogo de perguntas e respostas.

Este bicho é venenoso?

Objetivo principal: aprender a diferenciar os principais animais peçonhentos de seus semelhantes inofensivos.

Horário de visitação: de segunda à sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Horários diferenciados mediante agendamento.

Telefone para contato: (55) 3332-0257