Na noite do dia, 09 de maio, o Museu recebeu estudantes do Curso de Educação Física Unijuí, vinculados à disciplina de Introdução à História do Esporte, para o desenvolvimento de uma pesquisa no acervo fotográfico preservado pelo Madp. O objetivo da pesquisa é aprofundar o conhecimento sobre a trajetória da Educação Física no Brasil e na América Latina, abrangendo diferentes períodos históricos, práticas corporais e seu contexto na educação física escolar.

O professor responsável pela disciplina, Paulo Carlan, ressaltou a importância da visita ao Museu e seu acervo, especialmente os documentos fotográficos, como uma oportunidade para os estudantes entenderem as práticas corporais, esportivas e de lazer do passado. Ele enfatizou que essa compreensão é fundamental para entender como essas práticas influenciam a Educação Física contemporânea. Nesse sentido, a disciplina tem utilizado a fotografia como ferramenta didática e pedagógica, explorando-a como um artefato e uma linguagem estética para compreender melhor a história e a evolução da Educação Física.