SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS (13 A 19 DE MAIO) E SEMANA COMEMORATIVA DE ANIVERSÁRIO DO MUSEU (19 A 24 DE MAIO)

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro dos Museus) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana Nacional de Museus. O tema deste ano, “Museus, Educação e Pesquisa”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), traz reflexões importantes sobre a relação entre museus e esses temas fundamentais para a sociedade.

A Semana de Aniversário do Museu será marcada por uma programação comemorativa referente aos 63 anos do Museu Antropológico Diretor Pestana, dando continuidade a algumas atividades propostas durante a Semana Nacional dos Museus, contando também com atividades específicas planejadas para o momento.

Programação Expositiva

Exposição de Longa Duração.

Exposição Temporária “Grafismo nas culturas indígenas brasileiras”, Espaço Ijuí Hoje.

Exposição Temporária Artística-Literária “Arte & Literatura – Memória, cidade e identidade”, promovida pelo Círculo de Escritores Letras Fora da Gaveta de Ijuí e Associação dos Artistas Visuais de Ijuí, Sala de Exposições Temporárias.

Visita de grupos mediante agendamento. Visitas de grupos R$3,00.

Oficina de Tradução de Documentos em Alemão Preservados no Acervo

Oficina direcionada para escola e comunidade em geral, mediada por Ulrich Dressel, na Sala de Pesquisa do Museu.

Oficina desenvolvida mediante agendamento.

Você se conecta com a nossa história

Atividade de interação com o acervo em exposição por meio da Realidade Aumentada.

Realizado durante as visitas mediadas.

Exposição Sobre a Produção Intelectual Preservada no Acervo

Mostra de catálogos e amostragem de títulos que contextualizam o legado da produção do conhecimento, que quando acessado viabiliza novos conhecimentos. Sala de Pesquisa.

Realizado durante as visitas e oficinas no museu.

Círculo de Memórias – 13 a 24 de maio

Projeto direcionado a grupos de pessoas idosas com o objetivo de conversar sobre os objetos e fotografias em exposição, gerando diálogos, revisitando memórias, saberes e fazeres. A atividade pretende fortalecer a relação do MADP com a população idosa de Ijuí e registrar informações que irão alimentar a documentação museológica dos objetos salvaguardados e instrumentos de pesquisa das fotografias preservadas no acervo documental.

Atividade direcionada a grupos de idosos em visitas mediadas mediante agendamento.

Domingo no Museu – 19 de maio, a partir das 14h30

Programação comemorativa aos 63 anos do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Programação expositiva e musical, com a participação grupos e corais da cidade de Ijuí .

Lançamento das Comemorações referente aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, atividade promovida em conjunto com o Centro Cultural 25 de Julho.

Evento de encerramento da Semana dos Museus marcando o início da Semana de Aniversário do Museu.

Hora do Recreio no Museu – 22 de maio, 10h

Integração entre Museu e Rádio Unijuí FM para o desenvolvimento da Hora do Recreio no Museu com escolas visitantes. Quiz envolvendo a história do Museu para celebrar os 63 anos do Museu.

Noite no Museu – 22 de maio, 19h

Visitação ao Museu e Sarau promovido pelo Círculo de Escritores Letras Fora da Gaveta de Ijuí e Associação dos Artistas Visuais de Ijuí, sendo complementar à Exposição Temporária Artística-Literária “Arte & Literatura – Memória, cidade e identidade”.

Entrada gratuita.