Na tarde da última quinta-feira, 20 de julho, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu a turma de mestrandos e doutorandos da disciplina de Patrimônio Ambiental e Cultural do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari, localizada em Lajeado, RS.

O grupo de estudantes, oriundo de diversas cidades do Rio Grande do Sul e do Maranhão, contemplou os espaços de exposição do Museu, dentro de uma visitação mediada. A visita está prevista dentro da disciplina do programa, que ocorre totalmente a partir de atividades de campo, e um dos pontos mais importantes, e que encerra o roteiro, traz o aspecto positivo da musealização e patrimonialização da história brasileira a partir do trabalho do Madp.

Neli Galarce, professora que acompanhou os estudantes durante a viagem, comenta que já são mais de 10 anos de visitações ao Museu e, como sempre, foram muito bem recebidos pela equipe diretiva e pelos técnicos, salientando que a equipe apresenta todos os espaços de expografia, desde a de longa duração até as exposições temporárias.

“Existe uma frase que dizemos para os alunos: ‘o Museu Diretor Pestana é a nossa cereja do bolo!’, ou seja, consideramos o espaço museológico como um dos exemplos mais importantes para o entendimento de como as cidades devem tratar sua história e seu patrimônio”, destacou a professora.