Mostrando o alcance da divulgação do acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), através do trabalho realizado pelas diferentes ferramentas de divulgação, a instituição recebeu uma demanda de pesquisa relacionada às bonecas que compõem a materialidade preservada pelo Madp. Essa pesquisa auxiliará Laura Beatriz Metz Martins, 1ª Prenda Mirim da 9ª Região Tradicionalista, em uma das provas que ela precisará realizar em maio de 2024, quando representará a região na “53ª Ciranda Cultural de Prendas”, em sua fase estadual, na cidade de Porto Alegre.

Linara Letícia Metz Martins, mãe de Laura, acompanhou a pesquisa desenvolvida na Sala de Pesquisas do Museu e comentou que procurou o Museu após ver o conteúdo publicado na Coluna do Madp, pelo Jornal da Manhã, que contava a história de uma boneca de porcelana, objeto preservado pela instituição. Como o tema da pesquisa era sobre as bonecas, eles logo se dirigiram ao Museu. Linara destaca que no dia da pesquisa, Laura saiu encantada com as bonecas e, principalmente, com o cuidado na manipulação dos objetos.

Também esteve presente, durante a pesquisa, Victória Luisa da Rosa Ribeiro, atualmente estudante de Medicina da Unijuí e vice-diretora cultural da 9ª Região Tradicionalista, que relatou que acompanha o Instagram do Museu e, no dia do lançamento do filme da “Barbie”, viu uma postagem no feed sobre o acervo de bonecas preservadas pelo Madp. Ela logo compartilhou o conteúdo com Linara, mãe de Laura.

Aline Mota, museóloga que coordenou a pesquisa, foi responsável pela organização do acervo e orientou a manipulação dos objetos, seguindo todos os cuidados necessários para a preservação dos mesmos.