Este caderno foi feito com o objetivo de ajudar a entender o que é patrimônio cultural e sua importância para a vida das pessoas, pois o patrimônio cultural tem a ver com nossa história, nossa memória, nossa cultura, portanto com nossa identidade enquanto indivíduos e comunidade. Além dos conceitos que nos fazem compreender sobre o patrimônio cultural local, você pode baixar o jogo de tabuleiro referente a ação educativa proposta pelo Museu.

O caderno é parte integrante do Projeto Valorização do patrimônio imaterial de Ijuí – As Benzedeiras, realizado pela Prefeitura Municipal de Ijuí e Governo do RS, e teve por objetivo a produção de um documentário e de uma exposição fotográfica sobre as atividades das benzedeiras e benzedores em Ijuí/RS.

O Projeto ao abordar a temática do benzimento pretendeu provocar uma reflexão sobre a importância do patrimônio material e imaterial na identidade da comunidade ijuiense uma vez que a figura das benzedeiras e dos benzedores, enquanto ícone de saberes e religiosidade, foi durante muito tempo a única alternativa a recorrer para sanar mazelas, tanto de ordem física quanto espiritual, razão pela qual era altamente requisitada e prestigiada. Portanto os registros destas atividades contribuirão para o empoderamento e dignificação destes personagens ainda presentes, embora em menor número, na vida e no imaginário cultural local.

 

Clique aqui, baixe o documento e divirta-se:

Caderno Educação Patrimonial