O Museu Antropológico Diretor Pestana promoveu uma intensa programação ao longo da última quarta-feira, 25 de maio, data que assinalou os 50 anos de sua fundação.

Pela manhã e a tarde, as atividades foram desenvolvidas no Salão de Atos do Campus da UNIJUÍ, com a exibição de vídeos, palestra e apresentações culturais. O ponto alto foi a solenidade realizada à noite, no auditório da Sede Acadêmica, com uma expressiva participação de lideranças da comunidade.

Dentre os convidados, estavam Colbert Pestana e Carlos Pestana Neto, respectivamente neto e bisneto de Augusto Pestana, engenheiro chefe da Comissão de Terras e Colonização que dirigiu a Colônia de Ijuí por muitos anos, e que dá nome ao Museu. Carlos Pestana Neto é Chefe da Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, e por esta razão, atuou como palestrante, falando sobre a política cultural do Estado e sobre as demandas e ações do Governo Estadual.
Um momento cultural assinalou a abertura do evento, a cargo do Coral UNIJUÍ e do Coral Mbya-Guarani, de São Miguel das Missões. A Diretora do Museu, Stela Zambiazi de Oliveira, destacou o trabalho dos idealizadores, citando os nomes de Martin Fischer, Mario Osorio Marques e Argemiro Jacob Brum, na época responsáveis pelo Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), precursora da FIDENE/UNIJUÍ. Também destacou o trabalho dos ex-diretores do Museu, bem como dos membros da Associação de Amigos do Museu, “responsável pela colaboração e pelo empenho em fortalecer o elo de ligação entre o Museu e a comunidade”.
A diretora também destacou que o Museu tem uma constante preocupação de estar próximo da comunidade. “O Museu tem uma constante preocupação em interagir com o público. Ele vem incorporando as mais diversas formas e instrumentos para implementar a comunicação com a sociedade, seja através de exposições, dos programas educativos, palestras, oficinas, pesquisa, publicações e demais atividades culturais”.
O Presidente da mantenedora FIDENE, Martinho Luís Kelm, também destacou o caráter comunitário do Museu, ressaltando o empenho de várias instituições e pessoas da comunidade com vistas à sustentabilidade econômica do mesmo. No entanto, destacou que o maior desafio está em promover a aproximação entre o Museu e a comunidade, pois esta movimentação é que traz sentido ao trabalho desenvolvido, de resgate e preservação da memória regional, mas também de promoção da educação e da cultura.
O convidado especial do evento, Carlos Pestana Neto, destacou que se sentia honrado pela oportunidade de conhecer mais sobre a história dos seus antepassados. Disse que conhecer o município de Ijuí, onde seu bisavô Augusto Pestana deixou um legado de realizações, era um sonho antigo seu e do seu pai, Colbert, e que o mesmo estava se realizando num momento muito significativo, de comemoração dos 50 anos do Museu e também de preparativos para os 100 anos de emancipação do município, que serão comemorados em 2012.
Logo após a solenidade, autoridades e convidados participaram de um coquetel e de visitação às dependências do Museu.
No dia seguinte, 26 de maio, foi a vez de recebermos homenagens da EFA, “escola irmã” do museu. Os alunos foram recebidos na sala de pesquisa, onde cantaram em coral, trio e solo, com acompanhamento de violão, bongôs e chocalho, sob orientação dos professores Oséias e Vinicius.

Data: 27/05/2011