Poder Legislativo prestou homenagem pelos 50 anos de fundação do Museu, durante sessão solene na tarde desta quarta-feira

O Poder Legislativo ijuiense realizou sessão solene na tarde desta quarta-feira, 1º de junho, no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana, em homenagem ao transcurso dos 50 Anos do MADP, comemorados no último dia 25 de maio. A proposição foi do vereador César Busnello. Participaram da solenidade, além dos representantes do Legislativo, o Prefeito Municipal Fioravante Ballin; o Presidente da Fidene e Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm; a Diretora do Museu Stela Zambiazi de Oliveira; o professor Argemiro Jacob Brum, um dos idealizadores do Museu; e o professor Josei Fernandes Pereira, Presidente da Associação de Amigos do Museu.

A sessão solene foi marcada, também, pela exibição de um vídeo com o histórico do Museu e por um momento cultural, a cargo do professor da EFA, Ozeias de Souza Machado. O vereador proponente da homenagem, César Busnello, procedeu a entrega de uma placa em homenagem aos 50 Anos do Museu à Diretora, Stela Zambiazi de Oliveira.

Os 50 anos do Museu Antropológico foram comemorados na segunda quinzena de maio, com programação que contemplou uma semana de visitação gratuita, aberta a toda comunidade. As comemorações tiveram seu ponto alto na noite da quarta-feira, 25 de maio, durante solenidade que contou com a participação de autoridades e lideranças, com destaque para as presenças de Colbert Pestana e Carlos Pestana Neto, respectivamente neto e bisneto de Augusto Pestana, engenheiro chefe da Comissão de Terras e Colonização que dirigiu a Colônia de Ijuí por muitos anos, e que dá nome ao Museu.

Na oportunidade, a Diretora Stela Zambiazi de Oliveira destacou que o Museu tem uma constante preocupação de estar próximo da comunidade. “O Museu tem uma constante preocupação em interagir com o público. Ele vem incorporando as mais diversas formas e instrumentos para implementar a comunicação com a sociedade, seja através de exposições, dos programas educativos, palestras, oficinas, pesquisa, publicações e demais atividades culturais”.